É portuguesa a mulher que soube-se, esta terça feira, foi considerada a empresária europeia do ano. O galardão foi atribuído pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu das Mulheres Empresárias. A TSF conversou com Sandra Correia, que lidera uma empresa corticeira algarvia.
«Eu nasci praticamente no mundo da cortiça, corria na fábrica do meu avô (...) e o cheiro da cortiça começou a entrar no meu sangue», disse à TSF Santa Correia, de 40 anos.
A Plecor, sediada em S. Brás de Alportel, é uma empresa pioneira na confecção de artigos em pele de cortiça.
Sandra já expôs no Museu de Arte Moderna (MOMA) em Nova Iorque e foi escolhida pelo anterior governo para conceber as peças que seriam oferecidas aos chefes de Estado na cimeira da NATO, em Lisboa.
Até o cão de Barack Obama, que é algarvio, tem uma «coleira feita em pele de cortiça com brilhantes». Além disso, acrescentou, a empresa fez uma gravata e um guarda-chuva para o presidente dos Estados Unidos.
Também Hillary Clinton e Angela Merkel receberam carteiras em pele de cortiça. Madona é outra fã dos modelos desta empresa que tenta «dar a cortiça toda uma notoriedade e uma aplicação que não tinha».