O ministro das Finanças reiterou, esta quarta-feira, que a crise deve ser encarada como uma «oportunidade de mudança» e não deve servir para alimentar conflitos ou divisões.
«Não é este o tempo de alimentar animosidades e de concentrar a atenção em interesses particulares e corporativos. Não é este o tempo de fomentar conflitos e divisões», afirmou Vítor Gaspar no Parlamento.
No entender do ministro, a crise «deve ser encarada como oportunidade de mudança, um momento para fazermos reformas estruturais profundas que permitam às gerações futuras alcançar um novo patamar de crescimento económico sustentado e gerador de emprego».
Perante os deputados, o governante afirmou ainda que a missão da 'troika', que esteve em Lisboa para a segunda avaliação do programa acordado com Portugal, considera sólida a abordagem portuguesa para a recapitalização da banca.
«A missão considerou que a abordagem portuguesa à recapitalização reflete um sólido equilíbrio entre a estabilidade do sistema financeiro e a salvaguarda dos interesses dos contribuintes».