Economia

Ulrich aconselha troika a olhar para economia a partir das empresas

Fernando Ulrich dr

O presidente do BPI, Fernando Ulrich, aconselhou hoje a troika a olhar para a economia portuguesa a partir das empresas e não apenas para as contas públicas.

No Porto, durante a conferência Caminhos para a Competitividade, Fernando Ulrich deixou claro que o trabalho que os técnicos da Fundo Monetário Internacional (FMI), União Europeia (UE) e Banco Central Europeu (BCE) têm vindo a fazer em Portugal não vai resultar porque não promove políticas de crescimento.

«Não acredito no modelo que está em curso porque assenta no principio de que é possível com uma varinha de condão pôr os contadores a zero ao nível financeiro, portanto esta ideia de que limpamos percas, menos valias, e que no dia seguinte nascemos numa vida nova e é crédito para toda a gente, a economia cresce e os mercados reabrem-se, isto é mentira», declarou.

«Isto não vai acontecer, não está a acontecer em lado nenhum, cada vez acontece mais o contrário. Por isso tenham a humildade de aceitar que isto não acontece assim, e na próxima vez que vierem a Portugal vão falar com as empresas porque é nelas que está a resposta aos problemas de Portugal», acrescentou Fernando Ulrich.