As listas dos partidos islâmicos alcançaram mais de 65 por cento dos votos na primeira volta das legislativas no Egito, segundo números divulgados pelo secretário-geral da comissão eleitoral.
As listas do braço político da influente Irmandade Muçulmana, o Partido da Liberdade e Justiça (PLJ), dos salafistas do Al-Nour (islamitas radicais) e do partido Wassat (islamitas moderados) somam 65,25 por cento dos votos na primeira fase das legislativas, as primeiras após o derrube do regime do presidente Hosni Mubarak, de acordo com os dados oficiais revelados pela France Presse.
O PLJ conseguiu 36,62 por cento (com 3,5 milhões de votos), o Al-Nour 24,36 por cento (2,3 milhões) e o Wassat 4,27 por cento (cerca de 416 mil votos), durante a primeira volta das eleições que abrangeu um terço das províncias egípcias e as duas principais cidades, Cairo e Alexandria.
O Bloco Egípcio, uma coligação liberal, obteve 13,35 por cento (1,2 milhões de votos), sendo considerado o grande derrotado nesta primeira volta.
Na segunda volta das eleições, que começa na segunda-feira, os movimentos islamitas vão tentar melhorar os resultados para confirmarem o seu domínio do Parlamento.
Porém, neste campo prevê-se também uma acesa disputa entre os candidatos da Irmandade Muçulmana e os da Al-Nour nos lugares que são escolhidos em escrutínio uninominal.
[Texto escrito com o novo acordo ortográfico]