A Câmara do Porto agendou para a manhã de dia 16 de dezembro a demolição por implosão da Torre 5 do Bairro do Aleixo, estando prevista a evacuação dos moradores das torres adjacentes.
A decisão foi tomada, esta segunda-feira, em reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil do Porto onde, de acordo com os pareceres técnicos do grupo de trabalho responsável pelo processo, foi concluído que «se encontravam reunidas as condições para avançar com a implosão da Torre 5, que se apresenta totalmente devoluta há já algumas semanas», informa a autarquia em comunicado.
O mesmo grupo de trabalho propôs o dia 16 de dezembro para a demolição por coincidir com a da primeira vitória eleitoral de Rui Rio, em 2001, para a Presidência da Câmara Municipal do Porto.
A câmara explica ter optado pelo método da implosão «por ser um método mais rápido e seguro, designadamente para os trabalhadores e técnicos mais diretamente envolvidos».
Para lá da convocação da Comissão Municipal de Proteção Civil, o presidente da câmara acionou os mecanismos legais imperativos, designadamente a declaração de situação de alerta.
Gabriela Queiroz, presidente da Junta de Feeguesia de Lordelo do Ouro, disse que a data não apanhou ninguém de surpresa.
[Texto escrito com o novo acordo ortográfico]