Num vídeo colocado na página do Facebook, Fernando Pinto pede desculpa aos clientes da TAP pelos danos que serão causados pela greve de oito dias dos pilotos.
O presidente da TAP afirma ter «dificuldade em entender as razões que levaram a tal acção contra» a empresa e diz que chegou a ter «alguma esperança durante o processo negocial», referindo que «tudo convergia» para fosse possível chegar a «bom termo».
«Fiquei bastante surpreso disso não ter acontecido», acrescenta.
Fernando Pinto afirma ainda ter a «certeza» que a TAP tem «os melhores pilotos da Europa», considerando que a decisão de avançar para a greve «não passa de um excesso do nosso sistema sindical».
Por último, o presidente da transportadora diz que a empresa «tudo fará para conseguir minorar os problemas» que deverão resultar da greve.
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) decidiu avançar com dois períodos de quatro dias de greve - 9, 10, 11 e 12 de Dezembro e 3, 4, 5 e 6 de Janeiro de 2012 - para «exigir» à TAP o cumprimento das normas do Acordo de Empresa, a «reposição de um clima laboral que reponha a equidade no tratamento entre pilotos e chefias» e o «envolvimento dos pilotos no processo de privatização da companhia aérea».
A última greve convocada pelo SPAC durou dois dias e decorreu em Setembro de 2009.