As Bolsas europeias fecharam todas a perder esta quinta-feira, depois de o presidente do BCE não ter anunciado, como alguns esperavam, mais intervenção na compra de obrigações.
Paris perdeu 2,53 por cento, Madrid 2,12 por cento e Frankfurt 2,01 por cento. Já bolsa de Milão perdeu 4,29 por cento e Londres 1,14 por cento.
Também o principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI20, fechou a cair 2,57 por cento para 5.464,44 pontos, penalizado pelos recuos dos pesos pesados PT, EDP e Galp.
Também a Bolsa de Nova Iorque se ressentiu com as declarações do presidente do BCE.
Esta quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu baixar a taxa de juro de referência da Zona Euro para um por cento, um mínimo histórico, perante a ameaça de uma recessão nos países da moeda única.
O banco central reviu em forte baixa as suas previsões de crescimento para a Zona Euro em 2012, ano em que admite a possibilidade de uma contracção da economia.
Os investidores estão também atentos à Cimeira Europeia de sexta-feira, que é antecedida de um jantar informal esta noite e que é tida como mais um momento decisivo no combate à crise do euro.
As alterações aos tratados surgem como o novo mecanismo apontado para fortalecer a moeda única.