O poeta sueco, prémio Nobel da Literatura 2011, vai ser homenageado esta sexta-feira na Biblioteca Municipal Palácio Galveias, em Lisboa, por iniciativa da Fundação José Saramago.
Transtroemer, de 80 anos, hemiplégico há mais de duas décadas devido a um acidente vascular cerebral que o fez também perder a fala, será celebrado a partir das 18h30, na véspera de receber o Nobel das mãos do rei Carlos XVI Gustavo, numa cerimónia que se realizará em Estocolmo.
«O poeta Tomas Transtroemer receberá o Prémio Nobel da Literatura 2011. O amigo da música, dos versos, das causas belas, o sueco que não fala nem se movimenta mas que comunica com o olhar e que com ele é capaz de trazer beleza ao mundo, será festejado em Lisboa por aqueles que não se renderam», lê-se na convocatória divulgada pela Fundação Saramago.
A sessão de homenagem ao mais conhecido dos poetas escandinavos vivos será conduzida pelo poeta e crítico literário José Mário Silva e pela jornalista Raquel Marinho, e leitores da poesia de Transtroemer.
A entrada é livre.