Economia

Holanda: Banco central antecipa recessão técnica na 2ª metade de 2011

A economia holandesa deverá ter entrado em recessão técnica na segunda metade deste ano, na sequência do agravamento da crise da dívida europeia, segundo o banco central daquele país, citado pela Bloomberg.

A economia holandesa recuou 0,3 por cento no terceiro trimestre e «não há razões para pensar que terá havido uma retoma do crescimento» no trimestre em curso, refere o Banco Central holandês no seu sítio na Internet.

A recessão técnica é declarada após duas quebras consecutivas no produto interno bruto. O Banco Central da Holanda reviu em baixa as suas perspetivas para o crescimento económico em 2011 e 2012 e antecipou um aumento do desemprego ao longo de 2013.

«As dúvidas quanto à evolução da crise da dívida europeia causam uma grande incerteza», refere o banco central, acrescentando que, «no curto prazo, terão que ser tomadas decisões cruciais quanto ao funcionamento da união monetária europeia».

O banco central prevê que a economia holandesa - a quinta maior da Zona Euro - cresça 1,4 por cento este ano, contra os 2,2 por cento antecipados em junho.

A instituição reviu ainda em baixo a sua previsão de crescimento para 2012, de 1,7 para 0,2 por cento, antecipando que a economia holandesa recupere para um crescimento de 1,3 por cento em 2013.

O desemprego deverá subir para 5,3 por cento em 2012 e para 5,9 por cento em 2013, situando-se nos 4,4 por cento este ano.

[Texto escrito com o novo acordo ortográfico]