Portugal

Via do Infante: Comissão de Utentes apela aos algarvios para não pagarem

Portagens nas SCUT Direitos Reservados

A Comissão de Utentes da Via do Infante apelou, esta sexta-feira, aos algarvios para que não comprem o Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM) e não paguem as portagens na A22.

A Comissão pede aos utentes da A22, que liga Vila Real de Santo António a Lagos, uma atitude de desobediência civil contra o que considera ser a imposição de pagamento, já que não existem alternativas credíveis à Via do Infante.

O porta-voz da Comissão de Utentes entende que, por esse motivo, os condutores devem, numa primeira fase, «boicotar a A22» viajando pela estrada n.º 125, por forma a demonstrar que aquela via «não constitui qualquer alternativa, ainda por cima em período de requalificação». «Não há alternativas no Algarve», vincou.

Caso circulem pela Via do Infante, a proposta é, para já, não pagar a taxa de circulação. Nesses casos, os automobilistas irão receber cartas e terão um prazo para pagar as importâncias em causa.

«Sempre dissemos que a luta não terminava com a imposição de portagens», lembrou.

Os utentes ainda estão à espera da resposta à providência cautelar apresentada, mas João Vasconcelos garantiu que «independentemente dessa resposta a luta será para continuar».

«Estamos esperançados de que os algarvios vão revoltar-se e manifestar a sua indignação», visto que «as portagens do Algarve serão uma catástrofe social e económica que os algarvios não vão conseguir aguentar», rematou.