O presidente da Junta de Freguesia de Vila Boim, no concelho de Elvas, Carlos Nascimento, foi reeleito com maioria absoluta, nas eleições intercalares realizadas este domingo.
Carlos Nascimento, 32 anos, presidente daquela junta e recandidato pelo Movimento Alternativo Independente e Social (MAIS) ganhou as eleições com 339 votos (56,8 por cento), conseguindo eleger seis mandatos.
Na corrida eleitoral estavam três listas, duas de independentes e uma da Coligação Democrática Unitária (CDU).
A lista independente "Todos Juntos por Vila Boim", liderada por José Eurico, obteve 198 votos (33,2 por cento), conseguindo assim três mandatos.
A lista da CDU, liderada por Miguel Carapinha, contabilizou 43 votos e não conquistou nenhum mandato para a Assembleia de Freguesia.
Dos 1.141 eleitores inscritos naquela freguesia rural do concelho de Elvas, exerceram o seu direito de voto 597 eleitores. A taxa de abstenção neste acto eleitoral foi de 52,3 por cento. Nestas eleições intercalares na freguesia de Vila Boim há a registar 10 votos em branco e sete nulos.
O acto eleitoral decorreu este domingo após a demissão em bloco das forças políticas da oposição com assento na Assembleia de Freguesia, em Agosto.
Ao apresentarem a demissão em bloco, os elementos da oposição deixaram a Assembleia de Freguesia sem quórum para poder reunir e continuar funções.
O mandato dos eleitos nas eleições autárquicas intercalares deste domingo termina em Outubro de 2013, tal como os restantes autarcas.
A Junta de Freguesia de Vila Boim era liderada, desde as autárquicas de Outubro de 2009, por Carlos Nascimento, eleito pela candidatura MAIS, que não reunia a maioria.
A bancada da oposição na Assembleia de Freguesia de Vila Boim era composta por três elementos eleitos pela coligação MUDE (Mudança para Desenvolver Elvas), que integrava o PSD e o CDS-PP e dois elementos eleitos pelo PS.
As divergências entre o presidente da junta de freguesia e os membros da oposição vinham ocorrendo desde o início do mandato.