Ciência e Tecnologia

UNESCO lança concurso escolar para assinalar Ano Internacional da Química

Escola Direitos Reservados

A UNESCO lança, esta segunda-feira, um concurso nas escolas públicas do primeiro ao terceiro ciclo de Lisboa para assinalar o Ano Internacional da Química.

Os alunos são convidados a escrever o último capítulo do livro "Terra Vita Sadia", evocando conquistas da Química.

«O que se pretende é que os nossos alunos, através de um concurso escolar, possam concluir, de forma original, através de um texto ou de uma expressão plástica, a versão juvenil e a versão infantil» do livro, explicou este domingo à TSF Elizabeth Silva, da Comissão Nacional da UNESCO.

As candidaturas podem ser feitas até finais de Janeiro. O concurso será dinamizado nos primeiros quatro meses do ano e os prémios deverão ser entregues a 5 de Junho.

Segundo Elizabeth Silva, a ideia é demonstrar junto dos alunos que a «Ciência pode ser apelativa e interessante» e que através da Ciência, «com especial enfoque para a Química, é possível encontrar soluções para problemas que enfrentamos», como por exemplo nas áreas da saúde, da alimentação e das alterações climáticas.

«Esperamos poder despertar a curiosidade para a importância da Química na procura de soluções para melhorar a qualidade de vida na Terra», reforçou.

A UNESCO pretende alargar o concurso às restantes escolas do país no segundo semestre.

Redação