Se se confirmarem os aumentos indicados pelo Diário de Notícias, as consultas nos hospitais distritais passarão a custar mais do que o triplo do preço actual.
As consultas nos hospitais distritais e centrais e SAP vão passar a ter um preço único de dez euros a partir de Janeiro, noticia o Diário de Notícias, que cita uma fonte do Ministério da Saúde.
Os novos valores significam aumentos ainda maiores do que os já anunciados para as urgências hospitalares e para as consultas de rotina nos centros de saúde.
O maior aumento nas consultas em hospitais e centros de saúde verifica-se nos hospitais distritais, onde estas mais do que triplicam, uma vez que estas custavam apenas 3,10 euros.
As consultas nos centros de saúde com atendimento permanente passam de 3,80 para dez euros, ao passo que as consultas de especialidade num hospital passam de 4,60 também para dez euros.
Estes aumentos ainda não são oficiais, contudo, o Ministério da Saúde já prometeu para os próximos dias a publicação da tabela completa destes preços, que deve também incluir as taxas de internamento e os exames de diagnóstico.