Um estudo da consultora Mercer indica, por exemplo, que os trabalhadores do Reino Unido têm direito a 28 dias de férias por ano, mais três do que em Portugal.
Não contando com os feriados, olhando apenas para os dias de férias, os trabalhadores do Reino Unido são os que beneficiam de um período de férias mais longo, 28 dias por ano.
Segue-se um grupo de sete países com 25 dias: Grécia, Áustria, França, Suécia, Luxemburgo, Finlândia e Dinamarca.
Portugal e Espanha tem 22, mas a consultora Mercer lembra que os trabalhadores portugueses podem também chegar aos 25 dias, caso no ano anterior não tenham dado qualquer falta.
Na Europa, não há qualquer país com menos de 20 dias de férias. Estão nesse grupo, por exemplo, a Alemanha, a Holanda e um país do Sul, a Itália.
O Chipre oferece o maior número de feriados, 15 no total. Na Áustria e em Portugal há 13, o Reino Unido, que lidera no tempo de férias, é juntamente com a Holanda o que tem menos feriados, apenas oito.
Os autores do estudo da Mercer sublinham que em Portugal serão no próximo ano eliminados quatro feriados, o que aproximará o país dos europeus com um menor número de feriados.
Fora da Europa, os trabalhadores dos EUA são os que tem direitos menos generosos. A lei não define nenhum período mínimo obrigatório de férias, assim sendo em média os trabalhadores norte-americanos descansam 25 dias por ano, 15 de férias mais dez feriados.
Para este estudo, a Mercer analisou 72 países de vários continentes.