Economia

FMI exclui novo empréstimo à Grécia

FMI dr

O Fundo Monetário Internacional descartou, esta terça-feira, a possibilidade de aumentar o seu apoio financeiro à Grécia através de um novo empréstimo, pelo menos por agora.

O porta-voz do FMI, Poul Thomsen, desfez assim as ilusões alimentadas pelo ministro das finanças grego, que se mostrou convencido que as negociações com a troika deveriam levar a um novo plano de financiamento.

Evangelos Venizelos avançou mesmo que esses valores poderiam atingir mais 89 mil milhões de euros até Janeiro de 2012. No entanto, o porta-voz do FMI descartou essa possibilidade, acrescentando que não encontra razões para o Fundo Monetário Internacional, ou qualquer instituição europeia, ultrapassar os limites de 30 mil milhões, acordados em Maio de 2010.

Poul Thomsen lembra que as instituições europeias continuam comprometidas em ajudar a Grécia enquanto for preciso e até regressar aos mercados, mas que isso não implica haver um novo plano de financiamento.

A troika para a Grécia retomou reuniões segunda-feira, com o novo executivo de Atenas, agora chefiado por Lucas Papademos, mas logo no segundo dia, o porta-voz do FMI deixou claro que a missão não se encontra na capital grega para discutir um novo programa.