As Câmaras Municipais de Cascais e de Loures vão ser distinguidas, esta sexta-feira, com o prémio de Melhores Práticas Autárquicas, um galardão atribuído aos municípios portugueses que se destacam pelos seus projectos de acolhimento e integração de imigrantes.
A distinção Melhores Práticas Autárquicas é feita desde 2007 pela Plataforma Imigração da Fundação Calouste Gulbenkian, que atribui também o prémio Empreendedor Imigrante.
Em declarações à agência Lusa, o secretário da Plataforma Imigração, Hugo Seabra, explicou que a distinção feita aos municípios pretende reconhecer as boas políticas de integração e de inclusão dos imigrantes que são praticadas por todo país.
Este ano, o júri do concurso decidiu distinguir a Câmara Municipal de Cascais pela aplicação do projecto Geração de Empreendedores com Talento e a de Loures pelo trabalho desenvolvido na "Casa Terra", um centro da UNESCO situado no bairro da Quinta da Fonte.
As candidaturas da Câmara Municipal de Sintra, pelo projecto Capacitação das Associações e da Câmara Municipal de Mirandela, pelo projecto Guia de Integração do Imigrante, não saíram vencedoras, mas vão receber uma menção honrosa do júri.
Relativamente ao projecto de Cascais, criado em 2010, trata-se de «uma iniciativa piloto virada para a promoção do empreendedorismo e para a criação do próprio emprego».
Além do prémio de Melhores Práticas Autárquicas vai ser entregue o galardão Empreendedor Imigrante, este ano atribuído a Yuliya Pozdniak, uma designer gráfica bielorrussa, radicada em Portugal há 11 anos.