Mundo

Mark Mekler detido em Nova Iorque

Mark Mekler dr

O líder do movimento ultraconservador "Tea Party" foi detido num aeroporto de Nova Iorque por posse ilegal de arma e incorre numa pena de prisão que pode chegar aos 15 anos de cadeia.

Mark Mekler foi detido quando fazia o check in no aeroporto de La Guardia. Na mala levava uma caixa fechada a cadeado a qual continha uma pistola.

O líder do "Tea Party" explicou que a pistola estava devidamente licenciada na Califórnia e que a tinha comprado porque recentemente tinha sido alvo de várias ameaças de morte.

Apesar das justificações, as autoridades deram o caso como encerrado uma vez que a licença da Califórnia não era valida em Nova Iorque. Mark Mekler foi, por isso, desarmado e detido incorrendo numa pena que pode chegar aos 15 anos de cadeia.

O "Tea Party" não é de facto um partido mas sim um movimento de ultra-direita criado nos EUA, em 2009. O "Tea Party" defende uma política fiscal conservadora, assim como defende que a constituição norte-americana seja interpretada como o era na época em que foi adoptada.

Este movimento tem ajudado a eleger dezenas de republicanos para os diversos órgãos de soberania dos EUA.