Música

Morreu cantora Cesária Évora

Cesária Évora Direitos Reservados

Cesária Évora morreu, este sábado, aos 70 anos, indicou fonte hospitalar, citada pela agência Lusa. A cantora cabo-verdiana tinha sido internada na sexta-feira num hospital do Mindelo.

A cantora cabo-verdiana Cesária Évora faleceu, este sábado, no Hospital Baptista de Sousa, no Mindelo, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, disse fonte hospitalar, citada pela agência Lusa.

Conhecida como a «diva dos pés descalços», Cesária Évora nasceu há 70 anos na cidade do Mindelo, no seio de uma família de músicos.

Cesária Évora, o nome mais internacional de Cabo Verde, aos 16 anos, já era aclamada por muitos como a «rainha da morna», contudo, deixou de cantar por altura da independência do seu país, em 1975.

No entanto, em 1985, a convite do cantor Bana, Cesária vai para Lisboa para gravar um disco que passou despercebido à crítica, tendo depois seguido para Paris, onde foi «descoberta».

A partir daí, iniciou uma carreira internacional, onde se destacam trabalhos como «La Diva aus pies nus» (1988), «Miss Perfumado» (1992) e êxitos como «Sôdade».

Em 2004, recebeu um para Melhor Álbum de World Music Contemporânea graças ao trabalho «Voz d'Amor» e, em 2209, o presidente francês Nicolas Sarkozy condecorou-a com a medalha da Legião de Honra, depois de numa intervenção cirúrgica.

A 24 de Setembro, a cantora afirma numa entrevista ao jornal Le Monde que tem de terminar a carreira por conselho médico e, nesse mesmo dia, é internada num hospital da capital francesa devido a mais um acidente vascular cerebral.

Durante a sua carreira, Cise, como também era conhecida, gravou 24 álbuns, um DVD, registou dezenas de colaborações em discos e passou por muitos mais prestigiados palcos mundiais.

Redação