Desporto

Hulk dá vitória ao FC Porto em P. Ferreira

Cristian Rodriguez festeja golo RT

FC Porto estreou-se na quinta edição da Taça da Liga de futebol com uma vitória, ao derrotar na Mata Real o Paços de Ferreira por 2-1, em jogo da primeira jornada do Grupo D da terceira fase.

Cristian Rodriguez, logo aos dois minutos, adiantou os "dragões", mas os pacenses reagiram e igualaram ainda no primeiro tempo, por intermédio de William, aos 16 minutos.

Hulk, na conversão de uma grande penalidade, aos 70 minutos, recolocou o FC Porto em vantagem, num jogo antecipado da ronda inaugural desta terceira fase, marcada para se disputar a 2 e 3 de janeiro.

O FC Porto entrou praticamente a ganhar, com o golo de Rodriguez, logo aos dois minutos, beneficiando de um ligeiro desvio de Diogo Figueiras, a concluir um lance bem trabalhado por Kléber, que saiu com a bola controlada do meio de dois adversários e, num toque em habilidade, isolou o internacional uruguaio.

Sem que nada o fizesse prever, os locais chegaram à igualdade num lance de bola parada, aos 16 minutos, por William, na recarga a um primeiro cabeceamento de Javier Cohene.

Este lance, com culpas para os centrais do FC Porto, desinibiu os pacenses, que voltariam a estar perto de marcar, aos 39 minutos, por Melgarejo, mas o desvio do avançado saiu ao lado da baliza de Bracali.

O internacional sub-20 do Paraguai cedido pelo Benfica ao Paços de Ferreira voltou a estar em evidência no segundo tempo, ao vencer em velocidade os defesas do FC Porto, mas a finalizar defeituosamente em dois momentos, aos 61 e 66 minutos.

Nesta fase do jogo, Vítor Pereira já tinha colocado em campo João Moutinho, entrado ao intervalo para o lugar de Maicon, recuando Djalma para defesa direito, e Hulk, que, aos 69 minutos, viria a protagonizar o lance da grande penalidade que o próprio viria a converter, um minuto depois.

O técnico do FC Porto não quis correr riscos e lançou ainda Fernando no jogo, para dar mais força a um meio campo que não deu grandes veleidades aos contra-ataques dos locais.

Com este triunfo, o FC Porto ganhou vantagem no Grupo D, que, além do Paços de Ferreira, inclui ainda o Vitória de Setúbal e o Estoril-Praia.

Sob a arbitragem de Rui Costa, as equipas apresentaram-se do seguinte no Estádio da Mata Real:

Paços de Ferreira: Cássio, Diogo Figueiras (Caetano, 87), Javier Cohene, Fábio Faria, Luisinho, Filipe Anunciação, André Leão, Vítor (Backar, 75), Manuel José, Melgarejo e William (Michel Lugo, 83).

Suplentes: António Filipe, Eridson, Backar, Luiz Carlos, Josué, Caetano e Michel Lugo.

FC Porto: Bracali, Maicon (João Moutinho, 46), Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Souza (Fernando, 79), Belluschi, Djalma, Varela (Hulk, 59), Cristian Rodriguez e Kléber.

Suplentes: Kadú, Tiago Ferreira, Fernando, João Moutinho, Iturbe, Vion e Hulk.

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Mangala (65), Fábio Faria (69) e Luisinho (81).

[Texto escrito conforme o novo Acordo Ortográfico]

Redação