Segurança

Operação Natal: Militares patrulham as estradas mais críticas

Brigada de Trânsito da GNR

A Operação Natal da Guarda Nacional Republicana (GNR) arranca às 00:00 de sexta-feira e prolonga-se até às 24:00 de segunda-feira.

Ao patrulhar as estradas nesta época, a GNR estará particularmente atenta ao controlo da velocidade, à habilitação legal para conduzir, à condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, bem como ao cumprimento das regras de trânsito.

Segundo a GNR, sabendo que as festividades ligadas ao Natal provocam um aumento significativo de tráfego rodoviário que potencia uma maior insegurança nas estradas, os militares estarão também atentos na fiscalização à não utilização do cinto de segurança e sistemas de retenção e à utilização indevida de telemóveis durante a condução.

Em 2010, a GNR contabilizou oito mortos em 868 acidentes de viação ocorridos nos quatro dias da Operação Natal, o dobro das vítimas mortais registadas no mesmo período de 2009.

As infrações mais detetadas na altura foram a velocidade excessiva, o uso de telemóvel no ato da condução e a condução e manobras perigosas.

[Texto escrito conforme o novo Acordo Ortográfico]