Outras modalidades

NBA arranca este domingo

NBA dr

Uma das maiores competições desportivas do mundo arranca hoje para nova temporada, com dois meses de atraso devido ao impasse nas negociações entre jogadores e donos das equipas.

A atribulada época de 2011/2012 da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) arranca finalmente este domingo, num formato ligeiramente mais reduzido e em versão de "sprint" num percurso de maratona.

O desentendimento entre patrões e jogadores para um novo contrato colectivo de trabalho forçou um congelamento de quatro meses e quase comprometeu toda a época, que foi agora ajustada dos normais 82 jogos para 66 na fase regular.

O "lockout" chegou mesmo à barra dos tribunais, com os jogadores a reclamarem uma indemnização na ordem dos 4,4 mil milhões de dólares (o triplo estimado dos salários totais para a temporada), mas as duas partes acabaram por selar um acordo que já poucos esperavam.

Foi celebrado um novo contrato colectivo para os próximos dez anos, com os patrões a cederem num dos pontos mais sensíveis: a repartição de receitas, que foi fixada, em traços gerais, nos 50/50.

No plano desportivo, muitas apostas focam-se nos Dallas Mavericks, os campeões improváveis que contrariaram o anunciado favoritismo dos Miami "Big Three" Heat, com o trio de estrelas formado por LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh.

Comparativamente ao ano passado, os Mavericks perderam alguns elementos, como o porto-riquenho J. J. Barea, Tyson Chandler, "resgatado" pelos New York Knicks, apostados em reanimar um passado de sucessos, e o sérvio Predrag Stojakovic, forçado a reformar-se, com 34 anos, devido a persistentes problemas físicos.

Em contrapartida, e embora não tenha ainda encerrado o primeiro período de transferências, os "Mavs", que continuam a contar com dois dos principais pilares do título, o alemão Dirk Nowitzki e Jason Kidd, contrataram Lamar Odom (Los Angeles Lakers), eleito o melhor sexto jogador em 2011, e Vince Carter (Phoenix Suns).

Ainda pela "zona" Oeste, os tradicionais, e crónicos, favoritos San Antonio Spurs avançam, para já, com uma equipa envelhecida, que se arrisca claudicar com o calendário bastante exigente.

Antonio McDyess acaba de retirar-se, aos 37 anos, mas os texanos mantêm nas fileiras Tim Duncan, que celebrará o 36º aniversário em 2012, Manu Ginobili (34) e Tony Parker (29).

Ainda na "facção" Oeste, os Los Angeles Lakers, com os habituais Kobe Bryant e Paul Gasol, continuam a ser tradicionais candidatos, tal como no Este os eternos rivais Boston Celtics, que também podem acusar o desgaste desta temporada pela veterania do plantel.

Mas este ano a concorrência a Oeste alarga-se, principalmente ao segundo emblema de Los Angeles, os Clippers, que prometem intrometer-se entre os melhores depois das aquisições de dois dos melhores bases da competição, Chris Paul e Chauncey Billups.

Apesar da decepção na final de 2011, os Heat voltam a reclamar nova candidatura, um estatuto que os New York Knicks querem recuperar, depois de uma longa travessia no deserto.

Os nova-iorquinos perderam Billups para os Clippers, mas colmataram a saída do base com a aquisição de Baron Davis, assegurando também a contratação do poste Tysion Chandler, um dos campeões de Dallas.

Nestes últimos dias poderá ainda haver grandes agitações no mercado. A maior incógnita continua a ser Dwight Howard, considerado o melhor poste da NBA depois de Shaquille O'Neal e que já manifestou vontade de deixar os Orlando Magic.