Economia

Empresas alemãs encaram 2012 com optimismo

Alemanha Direitos Reservados

As empresas da Alemanha antecipam 2012 com optimismo, ao contrário dos bancos daquele país, revelou um dos mais conhecidos institutos de sondagem alemães.

A maioria dos sectores da economia alemã encara o ano de 2012 com optimismo e espera um ano pleno de sucesso com aumentos de produção e receitas mais elevadas do que em 2011, segundo uma sondagem do instituto de estudos económicos de Colónia publicada esta terça-feira.

Entre os ramos mais optimistas encontram-se a alta tecnologia, a construção de máquinas a a indústria aeronáutica e espacial, sectores que tencionam até aumentar os efectivos em 2012.

Mas há uma parte da economia que encara o próximo ano com crescente cepticismo, sobretudo o sector financeiro, atingido directamente pela crise da divida soberana na Zona Euro.

Actualmente os bancos preferem depositar o seu capital no Banco Central Europeu (BCE) a juros baixos e conceber créditos a juros mais elevados.

A desconfiança é grande no sector bancário, apesar de alguns analistas preverem um crescimento económico de 0,5 por cento em 2012, considerando injustificado o medo de uma recessão na Alemanha.

Redação