A chanceler alemã aproveitou a sua mensagem de Ano Novo para alertar para as dificuldades de 2012, em particular para a Zona Euro, mas afirmou que há razões para optimismo.
«A Alemanha está a andar bem, mesmo que o próximo ano seja mais difícil do que 2011», afirmou Angela Merkel na mensagem, que será difundida no sábado, mas à qual a AFP teve acesso esta sexta-feira.
Merkel disse que o ano de 2011 foi marcado por grandes transformações como a Primavera Árabe e o desastre na central nuclear japonesa de Fukushima, que levou a Alemanha a decidir eliminar gradualmente a energia nuclear no país até 2022.
Mas a Europa também sofreu perturbações, acrescentou. «Aqui, a crise da dívida ainda nos mantém em suspenso», disse.
A chefe do Governo alemão defendeu o projecto europeu, salientando que permitiu ao continente alcançar, nos últimos 50 anos, «paz, liberdade, justiça, direitos humanos e democracia».
A Europa, insistiu, está a crescer através desta crise, mesmo que «o caminho para a ultrapassar continue a ser longo e com contratempos».
No entanto, a Europa ressurgirá «mais forte do que era antes» da crise, afirmou.
«Na Alemanha, temos boas razões para estarmos confiantes», disse ainda Merkel, referindo que a competitividade da economia alemã sofreu menos do que a dos seus parceiros europeus, com uma taxa de desemprego no nível mais baixo dos últimos 20 anos.