Ciência e Tecnologia

Comer devagar ajuda a controlar peso, confirma investigadora portuguesa

Júlia Galhardo confirmou cientificamente que comer devagar ajuda a controlar o peso, já que as hormonas que regulam a fome a saciedade readquirem hábitos alimentares saudáveis.

Uma investigadora portuguesa foi premiada pela Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica por ter provado cientificamente que comer devagar ajuda a controlar o peso.

Júlia Galhardo dividiu um grupo de 500 jovens obesos em dois grupos, um dos quais tinha uma balança que controlava a velocidade a que estes comiam, sendo esta soava um aviso quando comiam mais de 300 gramas em 15 minutos.

O segundo grupo recebeu apenas instruções de dieta e exercício físico, contudo, ao fim de um ano, confirmou-se que o primeiro grupo não ganhava peso e, em alguns casos, perdia mesmo peso.

Segundo a investigadora, comer devagar faz com que as hormonas que regulam a fome a saciedade readquirem hábitos alimentares saudáveis, passando a mensagem entre o cérebro e o sistema digestivo.

Comer devagar é assim uma maneira barata e acessível de todos perderem peso, acrescenta Júlia Galhardo, que trabalhou com jovens do Hospital Pediátrico de Bristol, em Inglaterra.

A investigadora portuguesa diz que a refeição nunca deve ter menos de 30 minutos e deve incluir uma sopa de legumes e um prato principal.

Os resultados desta experiência são comparáveis a uma cirurgia para reduzir o tamanho do estômago, por isso, Júlia Galhardo espera que estes sejam divulgados em campanhas em escolas e centros de saúde.

Redação