Os portugueses poderão fazer boa figura no Dakar 2012, que partiu este domingo da Argentina rumo ao Peru. Nos automóveis, Peterhansel e Joan Roma são os principais favoritos à vitória.
Os participantes do Dakar 2012 partiram, este domingo, do Mar da Plata, na Argentina, rumo ao Peru, numa prova que vai contar com cerca de oito mil quilómetros de aventura.
Sem a Volkswagen, vencedora das três últimas edições nos automóveis, a prova deste ano conta com 598 veículos, 171 dos quais automóveis.
Neste sector, Stephane Peterhansel e Joan Roma, favoritos à vitória final, vão enfrentar a oposição do qatari Nasser al-Attiyah, vencedor do último Dakar e que está aos comandos de um Hummer, e do sul-africano Giniel De Villiers, ao volante de uma Toyota Hilux.
O português Carlos Sousa, que tripula um veículo oficial dos chineses da Great Wall Motors, é um "outsider" de respeito, ao passo que Ricardo Leal dos Santos integra a equipa oficial da Mini All4Racing X-Raid, equipa que reúne o favoritismo nesta edição do Dakar.
Nas motos, o português Hélder Rodrigues, actual campeão do mundo de todo-o-terreno, aos comandos de uma Yamaha, vai arrancar com renovada ambição depois de ter sido terceiro na última edição da prova rainha do todo-o-terreno.
Numa prova com 261 motos e quads, Rúben Faria, aguadeiro de Cyril Despres, pode também obter um bom resultado, tal como Paulo Gonçalves e Pedro Bianchi Prata, ambos em Husqvarna.