O ministro Alain Juppé aplaudiu, no final de um encontro com Paulo Portas, as medidas que Portugal tem adoptado no combate ao défice e a coragem do Governo e do povo português.
O chefe da diplomacia francês confessou-se perante o Governo português: « Queria aqui renovar o apoio da França a Portugal. Comprometeram-se com uma política difícil de redução do défice, tomaram decisões corajosas e nós estamos convencidos que Portugal vai cumprir os desafios que lhe lançamos», afirmou Alain Juppé.
O ministro francês dos Negócios Estrangeiros é um admirador do que Portugal está a fazer para controlar as contas públicas, admirador do Governo e também do povo português pelo sangue frio e compreensão que tem demonstrado.
«Estamos muito admirados com a coragem das autoridades portuguesas que tomaram decisões muito difíceis que afectam o poder de compra dos portugueses, dos funcionários públicos, dos pensionistas. Estou muito admirado também por ver que o próprio povo português reagiu com bastante sangue frio e coragem a estas medidas», declarou.
Alain Juppé sublinhou no entanto que a receita da austeridade deve ser acompanhada por medidas de incentivo ao crescimento económico.
«Há uma necessidade muito importante de crescimento. Não basta fazer a disciplina orçamental, é importante assegurar o crescimento das nossas economias. É claro que isso só se consegue com a regra de ouro do controlo das contas públicas, evitar o aumento do endividamento, mas é determinante não esquecer o crescimento», frisou o ministro francês.