Vida

Mulheres sauditas autorizadas a vender roupa interior

As mulheres vão poder começar a exercer esta profissão na Arábia Saudita, algo que até aqui era apenas permitido a homens.

As mulheres foram autorizadas a partir desta quinta-feira a vender roupa interior na Arábia Saudita, uma tarefa que até agora era apenas aberta aos homens, os únicos que poderiam estar atrás do balcão nas cerca de 7300 lojas do género existentes neste país.

A decisão do rei Abdallah poderá dar origem à criação de mais de 40 mil postos de trabalho para as mulheres sauditas, sendo que 28 mil mulheres já disseram estar interessadas na profissão, segundo número do ministério saudita do Trabalho.

Há mais de um ano foi lançada na Internet uma campanha de apelo ao boicote das lojas de lingerie que agora deu frutos, isto depois há três anos os líderes religiosos sauditas mais conservados se terem oposto a esta medida.

Apesar de terem conseguido chegar à profissão de vendedoras de roupa interior, as mulheres continuam sem poder experimentar lingerie nestas lojas, uma vez que não ainda não é permitida a existência de provadores para as mulheres.