Portugal

PS quer que contratos de concessão alimentar valorizem origem local

Os socialistas pretendem que os produtos usados nestas concessões respeitem a qualidade, mas também tenham em conta o critério de impacto ambiental. O PS pretende ainda que seja oferecida fruta nas refeições escolares.

O PS pretende que todos os contratos de concessão alimentar feitos pelo Estado no que diz respeito a refeições em instituições públicas «valorizem os produtos de origem local».

O deputado Duarte Cordeiro propõe que estes contratos «tenham como critérios de selecção de produtos, por um lado, a qualidade, ou seja, valorizar produtos de origem protegidas, por outro, um critério de impacto ambiental».

«Os produtos de origem local são aqueles que têm menos impacto do ponto de vista de transportes, embalagens, etc.», recordou.

Os socialistas querem também que seja oferecida fruta em todas as refeições nas cantinas escolares, consagrando este direito à semelhança do que já prevê a Leite de Acção Escolar em relação ao leite.

«Temos um regulamento europeu com imensas regras e direitos que estipula que as crianças têm direito a duas peças de fruta suplementares, mas não temos em lei nenhum direito de fruta na escola, à semelhança do que existe na Lei de Acção Escolar com o Programa de Leite Escolar», explicou Duarte Cordeiro.

Redação