Com este crescimento, a Alemanha conseguiu reduzir o seu défice público para 26,7 mil milhões de euros, ou seja, um por cento do PIB.
O PIB cresceu três por cento em 2011, contudo, este registou uma queda estimada de 0,25 por cento no último trimestre do ano, revelou o Departamento Federal de Estatísticas.
De acordo com este departamento, este crescimento permitiu à Alemanha reduziu o seu défice público para 26,7 mil milhões de euros, ou seja, um por cento do PIB.
Desta forma, Berlim conseguiu respeitar pela primeira vez desde 2008 o crítério europeu de um défice abaixo dos três por cento, isto depois de ter registado um défice de 4,3 por cento em 2010.
A evolução positiva do PIB deve-se parcialmente ao consumo interno que, segundo as estimativas, cresceu 1,6 por cento em 2011, contudo, espera-se que o Produto Interno Bruto alemão continue numa tendência de queda em 2012.
Alguns economistas esperam mesmo uma ligeira recessão no primeiro trimestre de 2012, enquanto outros falam num crescimento que não deverá superar 0,5 pontos.