Para José Junqueiro, o primeiro-ministro não está a cumprir a promessa eleitoral que fez, onde garantiu não querer ser eleito «para dar emprego aos amigos».
O PS exige explicações do primeiro-ministro no Parlamento em relação às últimas nomeações para empresas públicas e lembrou que o que aconteceu está em contradição com o que Pedro Passos Coelho disse em campanha eleitoral.
Em declarações à TSF, o deputado José Junqueiro lembrou que o chefe do Governo antes de ser eleito disse «não quero ser eleito para dar emprego aos amigos e quero libertar o Estado e a sociedade civil dos poderes partidários».
«O que lhe queremos perguntar, na primeira pessoa, é se sente bem entre o que disse e o que está a fazer sobretudo com as nomeações conhecidas e estas de hoje para as Águas de Portugal de dois autarcas», um do PSD e outro CDS-PP, explicou.
José Junqueiro recordou ainda que o social-democrata Manuel Frexes, presidente da câmara do Fundão, um dos nomeados, «tem um litígio judicial com as Águas de Portugal».
«Isto é uma incompatibilidade e é gravíssima. Há uma promiscuidade entre o Estado e o partido que é absolutamente intolerável», adiantou este deputado socialista, que pediu o fim desta «avalanche de nomeações».
Este vice-presidente da bancada socialista lembra que a nomeação de Manuel Frexes seria como um «devedor de uma empresa para resolver o seu problema ser nomeado administrador dessa empresa».
Junqueiro que entende que Passos Coelho cometerá uma «ilegalidade gravíssima» se assinar esta nomeação, espera que o chefe do Governo «demonstre que tem autoridade e tem mão no Governo».
«Se não o fizer é um gravíssimo problema de autoridade e é um gravíssimo problema de mistura do que é o Estado e a actividade política e partidária e, sobretudo, é a quebra da palavra dada», concluiu.
Contactado pela TSF, Manuel Frexes preferiu não falar sobre esta polémica até que se realize a assembleia-geral de accionista da Águas de Portugal, muito embora tenha garantido que abandonará a câmara do Fundão e outros cargos relacionados com autarquias assim que for formalizada esta nomeação.