Política

CDS pede esclarecimentos ao BdP sobre subsídios

Banco de Portugal dr

O CDS quer que o Banco de Portugal esclareça se vai ou não cortar os subsídios de Natal e de férias, como acontece com o conjunto da administração pública e do sector empresarial do Estado.

Em comunicado, o Banco de Portugal (BdP) confirmou o pagamento desses subsídios, embora se tenha também comprometido a reduzir os custos com pessoal.

O regulador lembrou, no documento, que os seus colaboradores não estão sujeitos à regulamentação de trabalho aplicável aos funcionários da administração pública.

Apesar desse esclarecimento, o deputado do CDS-PP, João Almeida, insiste na necessidade de serem esclarecidas três questões.

«A primeira é se confirma a notícia, em segundo lugar, sabendo-se que o BdP, quer no ano passado, quer possivelmente para este ano, prevê fazer uma política salarial com cortes e com redução da despesa com salários, [queremos] saber de facto isso é verdade. E em terceiro lugar, sendo verdade que não cortam os subsídios de Natal e de Férias e que têm outras alternativas para contenção ao nível da política salarial, se essa contenção corresponde ao valor dos subsídios a mais ou a menos», revelou.

Confrontado com as dúvidas do CDS, o BdP remeteu eventuais esclarecimentos para o comunicado divulgado terça-feira.

Redação