Saúde

Mais de 170 mil em listas de espera nos primeiros seis meses de 2011

Saúde Direitos Reservados

No final do primeiro semestre de 2011, o número de portugueses em listas de espera para uma cirurgia chegou aos 174 mil, contudo, o tempo de espera médio manteve-se nos três meses.

Mais de 170 mil portugueses estavam em lista de espera para cirurgias no SNS no primeiro semestre de 2011, revela um relatório final a que o Jornal de Notícias teve acesso.

De acordo com estes números fornecidos pelo Sistema de Gestão de Inscritos para Cirurgias (SIGIC), mais 13 mil doentes entraram nestas listas entre Dezembro de 2010 e Junho de 2011, tendo o número passado de 161 para 174 mil pacientes.

Ouvido pelo JN, o coordenador deste sistema admitiu que se esta lista de espera continuar a subir, o tempo médio de espera para uma operação pode também agravar-se.

Pedro Gomes revelou, contudo, que tal ainda não aconteceu, uma vez que os doentes continuam, em média, a esperar três meses por uma cirurgia, manutenção que tem sido possível por causa de uma reorganização da lista de prioridades.

No entanto, o coordenador deste sistema já avisou o Ministério da Saúde da possibilidade de o tempo médio de espera poder aumentar, tendo já avançado com propostas alternativas.

O Jornal de Notícias lembra que o aumento do número de doentes em lista de espera deverá entretanto subir, uma vez que o número de cirurgias realizadas reduziu-se nos últimos meses.

Segundos dados da Administração Central dos Sistemas de Saúde, mostram que houve menos 42 mil operações entre Novembro e Setembro de 2011 do que em igual período de 2010.

Redação