Economia

PSD apela ao BdP para que aplique cortes nos subsídios

O PSD, pela voz de Luís Menezes, apelou hoje ao Banco de Portugal (BdP) para que aplique cortes nos subsídios de férias e de Natal aos funcionários, de modo a dar o exemplo.

Esta posição foi assumida pelo vice-presidente do grupo parlamentar do PSD Luís Menezes depois de o Jornal de Negócios ter divulgado na segunda-feira que o Banco de Portugal decidiu não aplicar os cortes nos subsídios de férias e de Natal aos seus trabalhadores.

«Apelamos ao Banco de Portugal para que se junte a esse esforço que os funcionários públicos e que os pensionistas portugueses vão ter de fazer para ajudar o país a sair da situação em que está em 2012, independentemente de qualquer enquadramento legal que permita isso», declarou Luís Menezes aos jornalistas, no Parlamento.

Luís Menezes reforçou o pedido ao Banco de Portugal para que este «se junte aos restantes portugueses, mais concretamente aos funcionários públicos e aos pensionistas, neste esforço que vai ser pedido a todos durante o ano de 2012», que o PSD espera que «seja compreendido e partilhado por todos».

O CDS-PP, parceiro de coligação do PSD, já tinha reagido à notícia do Jornal de Negócios, dirigindo na quarta-feira um requerimento ao governador do Banco de Portugal.

Nesse requerimento, os democratas-cristãos pedem que o Banco de Portugal esclareça se vai ou não «participar no esforço de consolidação orçamental» aplicando aos seus trabalhadores os cortes nos subsídios de férias e de Natal decididos pelo Governo PSD/CDS-PP.

Redação