Funcionários das prisões e agentes da polícia autonómica catalã contestam o plano de cortes na região.
Cerca de 50 agentes entraram, esta manhã, cerca das 11h00 locais, na esquadra da polícia na praça Espanya, no centro de Barcelona, onde pretendem passar a noite em protesto contra os cortes anunciados pelo Governo regional.
Apesar da convocatória do protesto não ser oficial, no grupo estão elementos de todos os sindicatos com representação na polícia da Catalunha. A acção dos agentes policiais vem assim juntar-se à dos funcionários dos serviços prisionais, que decorre há várias semanas, com bloqueios a várias cadeias da Catalunha.
Várias centenas de funcionários prisionais estão também, desde o início da manhã, a bloquear os acessos a cadeias da região depois de ter fracassado, na noite de quinta-feira, mais uma ronda de negociações. Já na semana passada, os trabalhadores realizaram protestos e greves, bloqueando durante várias horas o acesso à cadeia de Quatre Camins.
Entre as medidas contestadas, está a suspensão de contratações de novos agentes, a redução de suplementos e o fim de vales de refeição. O departamento de Justiça da Catalunha insiste, no entanto, que só regressará à mesa das negociações com os sindicatos se os funcionários prisionais levantarem os bloqueios.