Hélder Rodrigues (Yamaha) foi, este sábado, o vencedor da 13.ª e penúltima etapa do rali de todo-o-terreno Dakar2012, consolidando o seu terceiro lugar na classificação geral da prova.
O "motard" português, que já vencera a nona etapa, superou o líder da competição, o francês Cyril Despres (KTM), na especial de 275 quilómetros entre Nazca e Pisco, e conquistou a sua quinta etapa na prova, depois dos triunfos em 2007, por duas vezes, e 2009.
Na classificação geral, e quando faltam só os 29 quilómetros finais da consagração até Lima, Rodrigues é terceiro, com uma confortável vantagem de 40 minutos sobre o mais directo perseguidor, preparando-se assim para repetir o lugar alcançado em 2011.
A subida ao segundo lugar é irreal, já que o atraso para Marc Coma é de mais de uma hora.
Em automóveis, Carlos Sousa (Haval) e Ricardo Leal dos Santos (Mini) subiram um lugar na classificação geral do Dakar2012, após a penúltima etapa, em que o francês Stephane Peterhansel (Mini) confirmou ser o melhor em dunas.
Após os 275 quilómetros de especial entre Nazca e Pisco, no Peru, Sousa sobe a sétimo e Leal dos Santos a oitavo, com ambos a ultrapassar o holandês Ten Brinke, que se atrasou um pouco, na última tirada que podia "mexer" na classificação geral.
Caso se confirme a quase certa exclusão do norte-americano Robbie Gordon (Hummer), que está em quarto enquanto não se decide o recurso que apresentou, Sousa será o sexto na geral final, e Leal dos Santos o sétimo, repetindo o excelente lugar do ano passado.