O Benfica venceu, esta noite, na Luz, o Santa Clara, da Liga de Honra, por 2-0, com golos na segunda parte de Nélson Oliveira e Witsel, em encontro do Grupo B da Taça da Liga.
Sem um único dos habituais titulares no eixo defensivo, o Benfica apresentou-se na Luz com uma defesa totalmente renovada, composta por André Almeida, Capdevila, Miguel Vítor e Jardel.
A revolução no "onze" operada por Jorge Jesus, que incluiu também a ausência de Aimar, lesionado, de Cardozo, castigado, Rodrigo e Nolito, por opção, fez com que os "encarnados" demorassem a encontrar um rumo frente à equipa açoriana, que, sob a orientação de Bruno Moura, antigo preparador físico do Benfica, atravessa um período sem um único triunfo em seis jogos.
Mas foi preciso esperar pelo final da primeira parte para ver Saviola criar a melhor ocasião do encontro, a rematar de pé esquerdo dentro da área e a obrigar Stefanovic a uma grande defesa.
Jorge Jesus decidiu mexer na equipa e fez entrar Witsel para o lugar de Matic, uma substituição que teve efeitos imediatos, com o Benfica a aparecer mais agressivo e estruturado no ataque.
Exemplo disso foi a iniciativa de Bruno César, que desmarcado à esquerda da baliza do Santa Clara, tentou um pontapé acrobático, aos 58 minutos, que passou rasteiro a rasar o poste.
No entanto, foi preciso esperar pela entrada de Nolito e Rodrigo para que se festejasse um golo na Luz. Aos 67 minutos, Nélson Oliveira estreou-se a marcar.
O 9º classificado da Liga de Honra estremeceu e permitiu a Witsel ampliar a vantagem pouco depois, num golo que surgiu naturalmente, quando o belga apareceu isolado de frente para Stefanovic.
Vencedor das últimas três edições da Taça da Liga, o Benfica recebe o Marítimo a 4 de Fevereiro e apenas precisa de empatar para seguir para as meias-finais, pois soma os mesmos seis pontos dos "madeirenses", mas tem melhor diferença de golos (6-1 contra 4-0).
Equipas:
- Benfica: Eduardo, André Almeida, Miguel Vítor, Jardel, Capdevila, Gaitán (Rodrigo, 65), Javi García, Matic (Axel Witsel, 46), Bruno César, Saviola (Nolito, 65) e Nélson Oliveira.
Suplentes: Mika, Emerson, Nolito, Rodrigo, Axel Witsel, Luís Martins e Rúben Pinto.
- Santa Clara: Stefanovic, André Simões, Ilic, Sandro, Paulo Grilo, Lourenço, Platini (Pipo, 76), Pacheco, Minhoca (Djudevic, 79), Moreira e Sylvestre (Alex, 60).
Suplentes: Brice Niclos, Valdinho, Alex, Djudevic, Edgar, Dincic e Pipo.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Moreira (53 e 87) e Platini (67). Cartão vermelho por acumulação de amarelos Moreira (87).
A assistir a este encontro no estádio da Luz estiveram 14.453 espectadores.