Economia

Devolução de prestações sociais está a dar muito trabalho à Segurança Social

As devoluções das prestações sociais alegadamente pagas indevidamente pelo Estado já obrigaram mesmo ao alargamento do horário de alguns serviços.

A Segurança Social tem tido bastante trabalho para dar resposta aos contribuintes que têm de devolver parte das prestações sociais alegadamente pagas pelo Estado de forma indevida.

Esta devolução obrigou ao alargamento do horário de alguns serviços e, no Porto, já causou mesmo alguns incidentes.

Na quarta-feira à tarde, na Loja do Cidadão nas Laranjeiras, em Lisboa, também existiu alguma agitação, mas os utentes acabam por sair satisfeitos.

Com as senhas disponíveis a acabarem ao meio-dia, há muitas pessoas para serem atendidas, tantas que Helga Pinto teve de esperar mais de uma hora para ser atendida no atendimento prioritário, mesmo que não tenha vindo para pagar nada.

«Estive cerca de uma hora e um quarto à espera para ser atendida mesmo no atendimento prioritário», afirmou esta utente, que há um ano recebeu uma carta a pedir 1500 euros de volta relativo a um subsídio de desemprego.

Helga Pinto deu conta de «algumas reclamações das pessoas» e diz ter ouvido «comentários, mas não directamente para as pessoas que estão a trabalhar, porque não terão muito por onde se movimentar». «Em seis mesas estavam a trabalhar três», concluiu.

Redação