Política

Passos Coelho e Jardim ultimam plano de ajustamento financeiro à Madeira

Alberto João Jardim e Pedro Passos Coelho Lusa

Além do chefe do Governo e do presidente do Governo Regional madeirense, na reunião desta quarta-feira vão estar também o ministro das Finanças e o secretário regional das Finanças.

O primeiro-ministro e o presidente do Governo Regional da Madeira encontram-se, esta quarta-feira, em Lisboa, para ultimar o plano de ajustamento financeiro à Madeira.

Para além de Pedro Passos Coelho e Alberto João Jardim, nesta reunião vão também estar presentes o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e o secretário regional das Finanças madeirense, Ventura Garcês.

Esta reunião acontece depois de o presidente do Governo Regional da Madeira ter escrito uma carta de intenções, em Dezembro, onde formalizou o pedido de ajuda financeira e em que se comprometeu com medidas de austeridade.

Este acordo começou a ser negociado a 2 de Janeiro, o que não impediu a existência de vários ataques por parte de Alberto João Jardim perante a intransigência de Vítor Gaspar em aligeirar as condições impostas à Madeira.

Apesar deste braço-de-ferro, raramente se ouviram comentários por parte do ministro das Finanças e do primeiro-ministro, tendo este último, no debate quinzenal, rejeitado um regime de excepção para a Região Autónoma liderada por Jardim.

Entretanto, o Presidente da República mostrou-se confiante na assinatura de um acordo «em breve», uma expressão repetida por Passos Coelho, que garantiu não ter medo do "esticar de corda" de Jardim.