A sonda espacial Kepler, um observatório projectado pela NASA, encontrou 11 novos sistemas solares, que hospedam 26 planetas. Esta descoberta praticamente duplica o número de planetas extra-solares confirmados pela sonda.
Já o número de estrelas é triplicado, pelo menos das que são conhecidas por terem mais de um planeta que transita, ou passa em frente às estrelas hospedeiras.
Em cada um dos novos sistemas existem entre dois a cinco planetas. Os tamanhos são vários. Podem ir de uma vez e meia o raio da terra, até maiores que Júpiter, com cerca de 11 vezes o raio terrestre, e todos estão mais próximos da estrela hospedeira do que Vénus da nossa estrela, o Sol.
As descobertas aumentam para 729 os planetas extra-solares. 60 são novidade desde 2009, quando começou o projecto da sonda Kepler, mas os cientistas têm também outros 2300 à espera de confirmações adicionais.
O cientista chefe do programa Kepler já considerou que esta descoberta vem mais uma vez provar que a nossa galáxia é «positivamente repleta de planetas de todos os tamanhos e com todos os tipos de órbitas».
A pesquisa é publicada, entre outros, na revista científica "Astrophysical Journal".