Governo e empresas têm falado em aumentos médios dos transportes de 5%, mas várias assinaturas combinadas sobem muito mais.
Vários passes combinados entre o Metro e a CP ou Transtejo/Soflusa vão ter um aumento de perto de 30 por cento a partir de Fevereiro. Subidas que atingem assinaturas de quem usa a linha de Sintra, linha da Azambuja e barcos para a margem sul.
Até agora o governo e as operadores de transportes têm falado de um aumento médio de 5% nos transportes públicos a partir de Fevereiro e é essa subida que acontece em muitos passes como o L, L1, L12 ou L123. No entanto, há vários outras assinaturas que vão subir muito mais do que isso.
Por exemplo, quem compra a assinatura mensal do combinado CP-Metro e acaba a sua viagem habitual na estação de Queluz (Linha de Sintra) passa a pagar 47 euros e 95 cêntimos. Até agora pagava 25 euros e 20 cêntimos, num aumento de 36 por cento.
Na lista de assinaturas com maiores subidas segue-se o combinado CP-Metro para quem apanha o comboio na estação da Azambuja, um passe mensal que custava 72 euros e 70 cêntimos e passa a custar 95 euros e 5 cêntimos (uma subida de 31%).
Outro combinado, o CP-Metro para quem apanha o comboio na estação da Amadora sobe 28% (31 euros e 85 cêntimos para 40 euros e 65 cêntimos), num aumento idêntico ao que ocorre no combinado Metro-Transtejo (29 euros e 90 cêntimos para 38 euros e 40 cêntimos). Para além destes aumentos na casa dos 30 por cento, há vários outros passes combinados a envolver o Metropolitano de Lisboa com aumentos entre os 10 e 20 por cento.
Fonte oficial do Metropolitano de Lisboa confirmou as contas da TSF feitas com base no velho e novo tarifário disponíveis no site da empresa.
A mesma fonte explica que estes aumentos tão significativos estão relacionados com um despacho da Secretaria de Estado dos Transportes que exige que os preços dos vários passes combinados do metro de Lisboa se aproximem daqueles, mais elevados, que já se praticam nos passes combinados da Carris.