Mundo

Nuclear: Teerão disponível para retomar negociações com a UE

O principal negociador do Irão relativamente ao programa nuclear vai escrever «em breve» à UE para discutir a data para a realização de novas conversações sobre o programa nuclear de Teerão.

Saeed Jalili vai escrever uma carta à chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, «que pode ser enviada em breve, nos próximos dias», escreve a agência iraniana IRNA, citando declarações do ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Ali Akbar Salehi, proferidas em Addis Abeba, onde participa no encontro da União Africana.

«O senhor Jalili vai facultar os pontos de vista iranianos acerca da data e do local das [próximas] negociações (...) podendo, claro, se achar adequado, refletir os seus pontos de vista na carta», refere a IRNA, citada num despacho da AP.

O responsável não especificou se se trata de uma resposta à carta que Catherine Ashton enviou para Saeed Jalili em outubro em nome dos membros permanentes do Conselho de Segurança (Reino Unido, China, França, Rússia e Estados Unidos) e da Alemanha, membro não permanente.

A carta dizia que «só podemos alcançar um pleno acordo se nos focarmos no principal assunto, que são as preocupações acerca da natureza do vosso programa nuclear, como refletem os relatórios da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA)».

Citado pela IRNA, Ali Akbar Salehi afirmou ainda que a próxima ronda de conversações deverá ser um «sucesso», já que «ambas as partes estão interessadas em encontrar uma solução para a questão nuclear iraniana».

A última ronda de conversações entre os dois lados teve lugar há um ano em Istambul, tendo-se revelado infrutífera.

[Texto escrito conforme o novo Acordo Ortográfico]