Desporto

Luz e rock estreiam Estádio Nacional de Varsóvia

Estádio Nacional de Varsóvia Reuters

Cerca de 40 mil pessoas assistiram hoje à inauguração do Estádio Nacional de Varsóvia que, a 8 de Junho, será palco do jogo inaugural do Euro2012 de futebol, entre a Polónia e a Grécia.

Sete meses depois da data prevista, Varsóvia esqueceu as temperaturas negativas para participar numa festa de cor e rock, animada por vários grupos locais, e estrear o maior espaço desportivo da Polónia, que custou mais de 500 milhões de euros e tem espaço para 58.100 espectadores.

De acordo com a organização do evento, perto de 40 mil pessoas quiseram conhecer em primeira mão o recinto, decorado no exterior com o vermelho e branco da bandeira polaca e composto por oito andares, numa superfície total de mais de 203 mil metros quadrados.

Dezenas de operários trabalharam freneticamente nos últimos dias para garantir que o Estádio Nacional de Varsóvia, que se ergue na margem do rio Vístula, no espaço que até há dois anos era ocupado por um velho campo de desenho comunista, estaria pronto na data de inauguração, prevista inicialmente para Junho de 2011.

A festa permitiu comprovar que as deficiências na construção e na segurança do estádio foram ultrapassadas.

Portugal vai disputar o primeiro encontro neste recinto, num particular frente à selecção polaca agendado para 29 de Fevereiro.

Dos oito palcos do Euro2012, este é o único que pode ficar totalmente coberto, com um sistema retráctil semelhante ao aplicado no estádio de Frankfurt, na Alemanha.

Além de futebol, este estádio, que não terá qualquer equipa a utilizá-lo regularmente, pode ter outras utilidades, uma vez que o relvado pode ser retirado - modularmente e não integralmente como a arena alemã de Gelsenkirchen.