Vida

Baixas temperaturas fazem pelo menos 50 mortos

Vaga de Frio na Europa do Leste

A vaga de frio que está a afetar há vários dias alguns países do leste da Europa fez, até ao momento, pelo menos 50 mortos, segundo as informações hoje divulgadas pelas autoridades.

Naa Polónia, onde as temperaturas caíram até aos 27 graus negativos, pelo menos 10 pessoas morreram nos últimos dias, referiu a polícia polaca.

«As vítimas são sobretudo pessoas sem abrigo, pessoas que abusaram do álcool e idosos», segundo uma porta-voz da polícia nacional.

Desde o início do inverno, 46 pessoas morreram na Polónia devido às baixas temperaturas registadas no país.

Na Ucrânia, pelo menos 18 pessoas morreram nos últimos dias vítimas de hipotermia, divulgou o Ministério da Saúde ucraniano. A maior parte das vítimas mortais viviam na rua e residiam na região de Lougansk (este).

As temperaturas deverão continuar a descer na Ucrânia, podendo atingir os 30 graus negativos em algumas regiões, segundo os serviços meteorológicos locais.

Na Bulgária, as autoridades ainda não forneceram um balanço oficial de vítimas, mas a comunicação social local noticiou hoje que pelo menos cinco pessoas morreram na sequência das tempestades de neve registadas na semana passada naquele país.

As temperaturas mais baixas foram registadas nas regiões de Tchirpan (sul) e de Sevlievo (centro), com 24 e 23,4 graus negativos, respetivamente, segundo os serviços meteorológicos búlgaros, que também preveem uma descida acentuada das temperaturas para os próximos dias.

Mais de 170 escolas permaneceram fechadas e os ventos fortes sentidos na região obrigaram ao encerramento do porto de Varna (nordeste), no mar Negro.

Também a Roménia viu os termómetros atingirem temperaturas negativas. Em algumas regiões, as temperaturas desceram até aos 27 graus negativos.

Pelo menos seis pessoas morreram devido à vaga de frio, que assola o território romeno desde a passada quinta-feira.

Na Sérvia, os fortes nevões fizeram pelo menos três mortos durante o fim de semana, divulgou a agência noticiosa local Tanjug.

As baixas temperaturas também fizeram vítimas mortais na Macedónia, Lituânia, Eslováquia e na República Checa.