Economia

Taxa de desemprego portuguesa é a terceira pior da Zona Euro

Desemprego Direitos Reservados

A taxa de desemprego em Portugal subiu para 13,6 por cento em Dezembro, mais quatro décimas do que em Novembro, e é a terceira pior da Zona Euro no referido período, segundo o Eurostat.

Do total dos países dos quais o Eurostat disponibiliza números para Dezembro, a taxa de desemprego em Portugal situa-se apenas abaixo da registada em Espanha (22,9 por cento) e Irlanda (14,5 por cento).

No entanto, é de esperar que na Grécia o número de desempregados seja também superior, já que os dados de Outubro - os mais recentes para o país divulgados pelo Eurostat - apontam para valores perto dos 20 por cento.

No conjunto da União Europeia e na Zona Euro os valores registados em Dezembro estabilizaram quando comparados com Novembro: 9,9 por cento nos 27 e 10,4 entre os países que partilham a moeda única.