O presidente dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) diz que estão reunidas todas as condições para que não voltem a ser suspensas as cirurgias de transplantes hepáticos pediátricos.
O presidente do HUC garantiu que, a partir de 15 de março, regressam em pleno as operações de transplantes hepáticos pediátricos.
Em declarações à TSF, Martins Nunes disse que hoje, se fosse preciso dar resposta a uma emergência, os Hospitais de Coimbra estariam prontos.
Emanuel Furtado, o único cirurgião especialista em Portugal neste tipo de cirurgia, está assim de volta com a garantia de que tem todas as condições necessárias .
Ao nível das equipas e formação, o presidente do HUC explicou que só um centro destes é suficiente para Portugal.
«Deve existir um centro de cirurgia hepática pediátrica para dez milhões de habitantes. É isso que se passa em toda a Europa e que os responsáveis entendem que se deve passar em Portugal», afirmou.
Ouvido igualmente pela TSF, Eduardo Barroso, diretor do Centro de Transplantes do Curry Cabral, em Lisboa - que sugeriu ao Governo uma alternativa a Coimbra, juntando esforços do Hospital Curry Cabral, D. Estefânia e Santa Maria -, também se mostrou satisfeito com a reativação.
No entanto, Eduardo Barroso sublinhou que é necessário saber se o Governo ainda pretende uma alternativa.