Economia

Jornal alemão arrasa situação económica portuguesa

Jornais Direitos Reservados

O jornal alemão Handelsblatt escreve em manchete que os investidores dão Portugal como perdido. Num extenso artigo lê-se que a situação não é muito melhor do que na Grécia.

Nas bolsas já se fala na eventual reconversão da dívida de Portugal, onde a situação não é muito melhor do que na Grécia, escreve o principal diário económico alemão esta quinta-feira.

O desemprego aumenta, o consumo sofre uma quebra dramática e a uma elevada dívida publica junta-se a dívida privada, uma das mais elevadas da Europa.

Há muito tempo que os mercados financeiros se voltaram contra Portugal. Há sinais que permitem concluir, com uma certeza de 80 por cento, que o país não conseguirá pagar totalmente as suas dívidas, escreve ainda o jornal.

É certo que Portugal está a cumprir as imposições do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Europeia, mas a quebra conjuntural trava a poupança.

Portugal tem duas opções: um segundo pacote de apoio ou uma reconversão da divida com a participação do sector privado.

Portugal apresenta-se como um país a deslizar para a recessão, lê-se ainda no Handelsblatt, segundo o qual o país aproveitou os juros baixos após a entrada na UE para consumir fiado aumentando o défice.

Os economistas duvidam que Portugal se possa refinanciar no mercado livre a partir de 2014, quando receber a ultima tranche da UE, nem mesmo à custa de profundas reformas.