Economia

BPI apresenta prejuízo de 204 milhões de euros

Fernando Ulrich

O Banco BPI divulgou as contas do ano passado, registando um resultado líquido negativo de 204 milhões de euros, valor que compara com o lucro de 184,8 milhões de euros alcançado em 2010.

O banco atribui este prejuízo, «sobretudo, devido ao impacto de imparidades resultantes da exposição à dívida grega (339 milhões de euros negativos) e da transferência do fundo de pensões para a Segurança Social (71 milhões de euros negativos)».

Já o lucro líquido da atividade corrente ascendeu a 115,9 milhões de euros.

Refira-se que também as dotações para reformas antecipadas, no valor de 28 milhões de euros, penalizaram os resultados do banco em 2011.

O banco pagou 15 milhões de euros pela contribuição extraordinária sobre o setor bancário em Portugal.

Por outro lado, o BPI teve encargos especiais de dois milhões de euros devido à remuneração dos avaliadores do Programa Especial de Inspeções sobre a carteira de crédito (SIP) e de cinco milhões de euros relativos à ativação do Sistema de Indemnização de Investidores (SII) por causa dos clientes do Banco Privado Português (BPP).

«Os impactos negativos foram parcialmente compensados por ganhos realizados com a recompra de emissões de dívida própria (81 milhões de euros) e com a contribuição em espécie de 11 por cento da Viacer (60 milhões de euros) para o fundo de pensões», explicou o banco.

Na apresentação dos resultados, o presidente do Banco BP considerou ainda que, com as medidas adotadas nos últimos tempos, Portugal vai conseguir cumprir os compromissos assumidos com a 'troika' e ultrapassar a difícil situação em que se encontra.