Roménia, Ucrânia e a campeã Espanha tornaram-se hoje nas três primeiras selecções apuradas para os quartos de final do Europeu de futsal, após a disputa da segunda jornada da fase de grupos da fase final, a decorrer na Croácia.
Em Zagreb, para o grupo B, a Ucrânia goleou a Eslovénia, por 6-3, o resultado mais desnivelado dos seis jogos já disputados neste Euro2012. Com uma segunda derrota, a Eslovénia fica afastada, enquanto ucranianos e espanhóis seguem em frente.
Para o grupo A, em Split, a Roménia redimiu-se da derrota inicial com a Croácia e bateu nesta ronda a República Checa, por 3-1. Mesmo que as três selecções terminem empatadas, a Roménia sabe desde já que fica apurada, por diferença de golos.
Mesmo sem jogar, o actual campeão da Europa é um dos ganhadores do dia e fica a saber que o jogo contra a Ucrânia não é decisivo, apenas contando para saber quem fica em primeiro e segundo lugar, um despique em que os ucranianos levam vantagem.
Com efeito, a vitória ampla por 6-3 - chegou a estar 4-0, ao intervalo - coloca a Ucrânia como a mais concretizadora do torneio, até ao momento.
Klochko (06 minutos), Legchanov (08), Zhurba (10) e Pavlenko (17) marcaram os golos na primeira parte e "mataram" o jogo.
Na segunda parte, Legchanov bisou, aos 21 minutos, e depois fez auto-golo, aos 27. Legchanov ainda foi ao "tri", aos 29, e a Eslovénia amenizou o marcador, quando os ucranianos claramente abrandaram, através de Ursic (34) e Cujek (38).
Bem mais equilibrado foi o jogo do Spaladium Arena, de Split, em que a República Checa se adiantou, aos oito minutos, através de Belej.
Reacção excelente da Roménia, que marcou por três vezes, através de Dobre (17 minutos), Ignat (34) e Matei (37), um resultado suficiente para não ter de fazer contas ao derradeiro Croácia-República Checa, em que basta o empate à selecção anfitriã.
Na sexta-feira, Portugal não joga mas pode, também, avançar para os quartos de final, caso a Sérvia ganhe ao Azerbeijão, derrotado pelos lusos na primeira ronda do grupo D, por claros 4-1.
Para o grupo C, a poderosa Rússia começa o torneio contra a Turquia, que vem de uma derrota e se despedirá da Croácia com novo desaire.