O primeiro comboio regular de mercadorias a ligar directamente Portugal ao centro da Europa parte esta sexta-feira quase cheio. Tem sido fácil encher o comboio com exportações portuguesas.
Depois de duas experiências, uma empresa alemã decidiu criar esta ligação ferroviária regular entre Lisboa e o norte de Alemanha. O comboio parte sempre à sexta-feira e chega segunda-feira de manhã.
O director comercial da empresa responsável, a DB Shenkeer, disse à TSF que, ao contrário do que seria de esperar, tem sido fácil encher os 25 vagões, sobretudo com exportações portuguesas.
Na experiências já realizadas, o comboio seguiu para a Alemanha com 90 por cento da capacidade ocupada. No regresso a Portugal, tem vindo com pouco mais de metade da ocupação.
A empresa já está a pensar em criar uma segunda ligação semanal, talvez no final deste semestre ou no início do próximo, acrescentou Jorge Carvalho.
«Há aqui uma negociação que tem de ser feita. Isso está condicionado em relação aos horários e às disponibilidades das passagens. Esse, no fim de contas, é o maior entrave a avançar mais rapidamente com uma outra saída», justificou.
Jorge Carvalho acrescentou que costuma brincar dentro da empresa que se tivesse comboios todos os dias, «todos os dias carregava». Contudo, lembrou, seria necessário que o comboio também viesse carregado da Alemanha para Portugal.