Economia

Vítor Gaspar elogia bancos portugueses

Vítor Gaspar elogiou, esta tarde, os bancos. O ministro das Finanças lembrou que a estabilidade do sistema financeiro é uma condição para o crescimento económico.

O ministro das Finanças destacou que os bancos portugueses continuam a manifestar uma capacidade para atrair depósitos o que é um sinal de confiança.

Para Vítor Gaspar os bancos estão mais robustos. As declarações do ministro das Finanças foram feitas em inglês numa conferência organizada em Lisboa pela Associação Portuguesa de Bancos.

«Apesar das condições adversas os bancos portugueses reforçaram os capitais ao longo do ano de 2011, o que significa que estão mais capitalizados do que antes do programa de ajustamento económico», adiantou.

O ministro afirmou ainda que o processo de desalavancagem (desendividamento) dos bancos portugueses «está em fase avançada» e a banca deve continuar a fornecer «níveis adequados de crédito».

Por seu turno, o presidente da Associação Portuguesa de Bancos, António Sousa, disse que «uma das questões essenciais da desalavancagem dos bancos tem que ver com a desalavancagem do setor público».

Redação